Quando você escolhe trabalhar como autônomo, a possibilidade de ter seu próprio horário, liberdade geográfica e flexibilidade na rotina é um sonho que muitas pessoas almejam. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, essa modalidade de trabalho se tornou ainda mais acessível para muitos.
No entanto, é comum nos depararmos com anúncios que prometem mudar nossas vidas, com garantias de faturamento infinito e mínimo esforço no trabalho autônomo. A verdade é que existem inúmeros discursos sobre como obter sucesso e lucro na carreira freelancer, mas, independentemente do caminho que você escolher, ter uma gestão financeira organizada é um dos pilares fundamentais para alcançar o sucesso em seu projeto autônomo. Afinal, a saúde financeira do seu negócio é o que ditará o ritmo do seu crescimento.
Se você quer aprender mais sobre como fazer uma gestão financeira eficiente, continue a leitura deste artigo. Nele você conhecerá os primeiros passos para uma gestão financeira eficiente, as principais dicas para uma boa organização financeira para freelancers e como lidar com a imprevisibilidade inerente ao trabalho autônomo e se precaver para os diferentes cenários.
Os Primeiros Passos para uma Gestão Financeira Eficiente
Antes mesmo de entrarmos no universo das finanças, é importante fazer uma reflexão sobre o propósito do seu negócio e traçar um planejamento estratégico para alcançar as metas desejadas. A gestão financeira anda de mãos dadas com o planejamento estratégico do seu projeto. Somente com a definição dos passos que você pretende dar com o seu negócio é que você poderá fazer previsões sobre quanto gastará em cada uma dessas etapas.
Mesmo que haja imprevisibilidade durante o percurso, é fundamental recalcular a rota e redirecionar seus planejamentos. O principal é manter o acompanhamento dos planos com constância e basear suas decisões financeiras em estratégias coerentes com a saúde financeira atualizada do projeto.
Com essa reflexão inicial bem estruturada e um bom planejamento estratégico, é hora de te explicar como você pode administrar as finanças do seu trabalho como freelancer.
Finanças Pessoais X Finanças da Empresa
É comum, no início de um projeto autônomo, que você seja o responsável por todas as áreas do negócio, como marketing, gestão, administração financeira e tudo mais que for preciso para tocar adiante o projeto. No entanto, é fundamental fazer uma separação entre as finanças pessoais e as finanças da empresa, para que se tenha clareza na hora de fazer previsões e tomar decisões relacionadas ao negócio.
Uma boa dica prática é começar direcionando os recursos dos seus gastos pessoais para uma conta de sua preferência e criar outra conta no banco apenas para lidar com os trâmites financeiros do negócio. Assim, você tem as vantagens de administrar o pagamento do seu próprio salário, gerenciar suas despesas com o negócio e fazer o controle da movimentação de dinheiro do negócio sem a interferência das contas relacionadas à sua vida privada.
Outra dica interessante é criar um MEI (Microempreendedor Individual). Com ele, você tem acesso aos benefícios previdenciários, garante um CNPJ e pode abrir uma conta em banco na modalidade pessoa jurídica (PJ), o que ajuda a evitar confusão patrimonial e problemas com o fisco. A criação do MEI é virtual, por meio do site do Governo Federal, e imediata. Na mesma hora da inscrição, você já consegue ter acesso ao seu número de CNPJ. No entanto, é importante pagar o Documento de Arrecadação Social (DAS), que é cobrado mensalmente. Organize-se para essa despesa!
Atualize Sempre as Entradas e Saídas de Dinheiro
É fundamental fazer a atualização constante da entrada e saída do dinheiro do seu negócio. Isso vai te deixar confortável para tomar as melhores decisões quanto às necessidades do seu projeto naquele momento.
A entrada é toda a fonte de receita que você obteve em um certo período de tempo e “entrou” na sua conta. Já a saída é todo valor que você destina para custos, despesas e investimentos, ou seja, tudo que “sai” da conta.
Principalmente no início de qualquer projeto autônomo, quando ainda não se dispõe de tecnologias de gerenciamento contábil, é fundamental estabelecer uma rotina de atualização das entradas e saídas de dinheiro. Isso permitirá que você visualize como anda a saúde financeira da sua empresa e entenda qual a melhor estratégia para evoluir com ela.
Imprevisibilidade no Trabalho Freelancer
A imprevisibilidade no mercado de trabalho afeta quase todos, não apenas os trabalhadores autônomos. Por isso, é fundamental estarmos preparados para lidar com essa realidade.
A primeira dica para encontrar estabilidade no planejamento é calcular o seu salário mensal, também chamado de “pro-labore“. Por mais que o negócio e os lucros sejam todos seus, é importante “se dar” um salário fixo para facilitar o planejamento estratégico e manter uma constância na organização do projeto. Calcular o pro-labore também é importante para que você se organize financeiramente em sua vida pessoal e tenha noção das possibilidades do seu custo de vida.
Para ter uma previsão de quanto será o seu salário, primeiro separe a verba para pagamento de todas as despesas de manutenção do projeto, como internet, aluguel do espaço (se houver), material de trabalho e tudo mais que estiver envolvido nesses custos, dependendo do que você faz. Após separar essa parte de custos e despesas, você terá o seu lucro mensal. A dica é fazer uma média do valor dos seus últimos seis meses de lucro e definir esse valor como seu pro-labore.
“E se o meu lucro mensal for maior que o valor que estipulei para o meu salário?” você pode se perguntar em algum momento. Caso você esteja produzindo bem e tenha um valor de sobra do seu salário, a dica é investir esse valor em alguma aplicação de sua preferência. Assim, seu negócio começará a se proteger frente a eventuais variações do mercado.
E se depois de seis meses com o mesmo salário você perceber que seu negócio segue crescendo e os lucros seguem aumentando, talvez seja a hora de pensar em se dar um aumento! Lidando dessa forma, você garantirá a previsibilidade das suas despesas e poderá fazer planos de gastos mais conscientes.
Conclusão
Ao longo deste artigo, apresentamos diversas dicas de carreira para quem trabalha como autônomo ou quer começar a desenvolver seu próprio projeto. É fundamental definir o propósito do seu trabalho e traçar um planejamento estratégico para alcançar as metas do seu negócio. Além disso, é importante separar as finanças pessoais das profissionais, estabelecer uma rotina de atualização das entradas e saídas de dinheiro, e se precaver da imprevisibilidade no mercado de trabalho.
Ter uma gestão financeira eficiente pode ser o segredo para que seu projeto como autônomo alcance caminhos ainda maiores e te garanta o retorno financeiro e a flexibilidade tão almejada por quem escolhe trabalhar nesse ramo. Além disso, lembre-se de que a Foco Sistemas, com seu sistema de automação comercial, é a parceira ideal para a gestão financeira dos empresários autônomos. Com suas soluções especializadas, a Foco Sistemas pode tornar sua jornada autônoma mais eficiente e tranquila.